Discursos não mudam fatos


O que atualmente muitas pessoas têm dificuldade de entender é que existem questões na vida que não são apenas pontos de vista. Há fatos concretos. Há dados técnicos, que independem de boa vontade, opiniões, achismos, teorias.  

Pode ser contraditório um escritor de ficção levantar essa questão. Mas as criações da literatura ficcional são para amenizar os problemas da vida, permitir sonhos e liberdade, fantasiar, mas não fugir da realidade. A ficção não pode fugir, alienar, distorcer, esconder, enganar ou misturar com a realidade. A sanidade precisa se manter. 

 

Por mais que se tente se convencer de algo, seja por qualquer motivo, buscando evidências, argumentos, hipóteses para isso, não se pode mudar certas estruturas. Fatos não se alteraram pela vantagem ou discurso de ninguém. Mesmo que sejam omitidos. Mentiras e especulações não alteram ou interferem em nada. Apenas iludem pessoas. 

 

Mesmo que se tente construir narrativas, os fatos imutáveis ou exatos, não se alterarão, mesmo que todos acreditem em uma distorção. Para usar um exemplo ficcional, se o lobo mal realmente cometeu atrocidades na história da Chapeuzinho Vermelho, esse será um fato perpetuo e imutável. Mesmo que com o tempo as novas gerações pensem ao contrário. Leiam histórias onde ele é a vítima. A narrativa jamais mudará o fato. 

 

Há casos em que a análise técnica sempre irá se sobressair de opinião.  

Por mais que em algumas questões da vida haja linhas de pensamento ou filosofia diferentes sobre um determinado caso, não se pode determinar ações pelos "achismos". E esse é um grande problema. O mundo está cheio de teorias, de deduções, argumentações, mas pouca análise técnica. Somando-se o teórico com o prático. Buscando efetividade. Unindo informações frias com o empírico.  

 

Para se construir uma casa, existe uma metodologia, um procedimento. Pode haver formas diferentes de se trabalhar. Entendimentos quantos a detalhes técnicos, como a profundidade do alicerce e outros, contudo, nada funcionará com achismos. Não se questiona a construção de um prédio embasado e teorias das redes sociais ou até mesmo em livros. Um poema dizendo que não se deve usar determinado material no procedimento não pode ser fundamento para uma análise teórica. Nesse caso, pouco importa a retórica. 

 

Gostando ou não, existem metodologias e lógicas aplicadas em todas as questões da vida. Na matemática, o produto de uma equação não irá se alterar por desagradar alguém. Não se chega a uma determinada substância misturando produtos aleatórios, mas que criam maior número de simpatizantes. A fórmula permanecerá a mesma.  

 

Pode parecer óbvio essas constatações, mas a maioria atualmente não enxerga dessa forma. Se dá mais valor a fórmula que ao conteúdo. Ao discurso que aos fatos. Não é a lógica que prevalece, mas o que agrada mais aos ouvidos.  

É pouco poético, porém, real.  

 

Dessa maneira, estamos sujeitos a sofrer grandes males, por não conseguir entender essa condição. Se o embasamento está em ideias e não em medidas concretas, dificilmente prosperará. Existe muita dificuldade em se entender os caminhos a seguir, pois todo esse involucro, nos cega. 

 

Contudo, também é preciso tomar cuidado em se basear apenas nas informações aparentemente técnicas. Pois muitas vezes, essas também não conseguem definir em plenitude uma conjuntura ou procedimento, e qualquer analista pode ter opinião contaminada. Não simples. Outro fator é de que atualmente a maior parte das pessoas comentam com suposta autoridade assuntos ou temáticas que não abordam por completo. Seja por terem bebidos de fontes duvidosas, por acreditarem em mentiras ou serem mal intencionados.  

 

O mais importante é entender que nada vida não será o suficiente se cercar de pessoas, ideias, argumentos que narrativas que nos agradam ou parecem lógicas. Por mais que se tente esconder ou distorcer algumas verdades, elas serão imutáveis. 

 

A ficção serve para amenizar a realidade e não distorcê-la. Pode contribuir para melhorá-la, mas não pode e não deve ser má intencionada.  




Sobre o Autor: 
Victor Garcia Preto   
Formado em Ciências Contábeis. 29 anos, Resido Ribeirão Preto.  Tenho um perfil de textos no Instagram: @textosinceros. Segue lá.

              

Nenhum comentário

About me

Papicher 2014©. Tecnologia do Blogger.