Autor do texto
Todo o ser humano possui suas limitações, aflições e defeitos. É impossível estar bem o tempo todo, e ter as melhores ações, escolhas e palavras integralmente, em todos os momentos da vida. Contudo, é possível se aproximar, seja do alto grau de atitudes louváveis ou para constantemente se portar de formar questionável, que provavelmente criará mais problemas do que soluções a situação.
Cabe a nós buscarmos um dos caminhos. Cada um, com suas atitudes, será uma pessoa que conforta ou complica os momentos delicados. Ser o sábio que diz palavras adequadas ou não, diz nada; ou a pessoa que com suas palavras causa turbulência. Há uma escolha a ser feita. É incumbência de cada um buscar métodos de ser o melhor tipo de pessoa possível, mesmo sendo óbvio que cometerá seus erros.
Recentemente, ouvi relatos ou presenciei atitudes totalmente questionáveis de pessoas que estão em posição na qual cabe orientar, servir como um pilar para os demais. Líderes religiosos são exemplos disso. Não há uma crítica à espiritualidade, religião ou qualquer tipo de segmento e forma de fé; mas, ao me deparar com palavras de uma pastor, tomando como base trechos isolados da Bíblia, e afirmando a grande possibilidade de em pouco tempo haverá algo pior que o coronavírus, fiquei indignado.
Alguém em sua defesa pode argumentar que ele está correto, e todos os problemas estão escritos na Bíblia. Contudo, já escrevi, nesse mesmo portal, que em momentos como as Guerras Mundiais, Peste Negra, Gripe Espanhola, e outros grandes acontecimentos lamentáveis, provavelmente foram interpretados naquela época da mesma forma como se interpreta agora a pandemia.
Outro ponto é que, mesmo estando certo, é totalmente questionável se deveria propagar da forma e na situação o que disse. Grandes posições exigem grandes responsabilidades. Muitos não entenderam isso. De líderes religiosos a líderes de movimentos. De escritores a professores. Todos precisam entender que sua influência requer muita sabedoria, e palavras sem pensar, atitudes impulsivas tendem a não ser a melhor escolha.
As emoções são importantes, mas muitas vezes deixar que elas dominem as ações e palavras é o grande erro. Na flor da pele, se faz os maiores erros, nascem os grandes arrependimentos para o resto da vida. No calor do momento se fala o que não deve, se exagera, positivamente ou negativamente. São nesses momentos que se faz as tempestades em copo d'água. As impressões se afastam em grande escala da realidade, geralmente pessimismo, desespero, aflição desnecessária.
Discordo com a tese de que o mundo está ruim. O mundo sempre foi. A vida por si só é cheia de problemas, angústias, frustrações, arrependimentos, dores. O desafio está na superação, de enxergar que há também o lado bom, os bons momentos, alegrias, realizações, conforto. Nem um extremo, nem outro. Desde que o mundo existe há nascimento e morte, inícios e términos, sorriso e choro. O que fica é o modo com que encaramos todas as dimensões vividas, o estado de espírito que vivemos e como o refletimos nas demais pessoas. Não se trata de um otimismo fantasioso, que afasta da realidade, mas de ter a sensibilidade de enxergar outras formas, olhar o horizonte amplo, entender que o estado emocional é muito importante para encarar adversidades e ter a percepção necessária para resolver problemas. Ninguém controla uma situação com nervosismo. Talvez nem com calma em excesso, e é por isso que o equilíbrio é sempre um bom termômetro.
Não se trata de uma demagogia, de dizer que tudo sempre está bom, de fingir estado de paz utópico, de acreditar que não se pode criticar uma situação errada. Está na percepção de entender qual a atitude certa em cada situação, de como agir com as circunstâncias apresentadas.
Uma única frase dita de forma ou em um momento errado, pode estragar o dia da pessoa, abalar seu estado emocional, fazer remoer algo aparentemente controlado. As pessoas não estão bem, todos lutam contra suas emoções e mente, não cabe a ninguém, com palavras precipitadas afligir.
É obvio que não existe situação ideal, que todos estão sujeitos a desentendimentos, e há momentos em que palavras duras são necessárias. Mas se trata de entender que cada pessoa vivem em uma condição diferente, e precisa enfrentar seus traumas. Claro que é impossível agir com delicadeza o tempo todo, medir cada palavra em todo o mundo, lamentar e se ofender com qualquer coisa também é questionável, mas as questão está em procurar ser uma pessoa desejada, que tende a alegrar as pessoas, expandir a mente. Ser alguém que puxa a pessoa para cima, não que ajuda a empurrá-la para baixo.
Nem sempre é fácil, há momentos depressivos, de pensamentos e sentimentos ruins. Não se pode negar esse fato. Mas é tentá-los torná-los menos frequentes e intensos. Sei que não há fórmula, receita de bolo, a busca deve ser interna.
Você pode ter qualquer visão de mundo. Ser espiritualista ou materialista, o que não te impede de ser uma pessoa ilumina o seu redor. Sem enfeites e misticismo. Ninguém é perfeito, mas alguns caminham de uma forma melhor que outras.
Sobre o Autor:
Victor Garcia Preto
Formado em Ciências Contábeis. 29 anos, Resido Ribeirão Preto. Tenho um perfil de textos no Instagram: @textosinceros. Segue lá.
Formado em Ciências Contábeis. 29 anos, Resido Ribeirão Preto. Tenho um perfil de textos no Instagram: @textosinceros. Segue lá.
Deixe um Comentário