A vida só tem um sentido e é para frente. - (Leone)



Autor do texto: Leone Da Costa   

E quando as coisas não dão certo? Você estava preparado pra isso? 

Nos preparamos sempre para o melhor. Porque objetivamos, determinantemente, ser otimistas. Entretanto, há o cuidado para não sermos utópicos, irrealistas, imaginosos e até tolos. Agir assim pode ser irresponsável; afinal, nos recusamos a nos preparar para o pior, mesmo ele sendo parte da nossa realidade e da vida! Claro, dar errado é algo ruim, e inferimos que por esta razão devemos fingir que este outro lado da moeda da vida inexiste, que precisa ser tapado, oculto, abafado; e com isso não sabemos como lidar com ele quando vem à tona. Ficamos surpresos. Consequência: falta de habilidade em lidar com a vida, com os problemas e incontáveis frustrações. 

Então, precisamos nos preparar de antemão para lidar com resultados desfavoráveis, antes de qualquer resultado. 

Estar aberto para a vida e para as pessoas é se permitir receber o que tiver de vir. Seja bom ruim ou bom, é importante estarmos apenas abertos e preparados. É sobre prevenção. Não temos como controlar, no final das contas. Resistir à isso, é construir frustação; é ir na contramão da realidade da vida. 


Viver é aprender a aceitar o que a vida tiver para dar e como ela é, com seu lado bom e ruim. Viver é assim: altos e baixos, dor e alegria, amor e amargura; e invariavelmente experenciamos todos por sermos humanos simples e ignorantes.

Queremos; eu sei o quanto queremos que as coisas deem certo. Mas, nem tudo podemos ter. E nem tudo o que queremos é pra gente. E quando não conseguimos algo, é ruim, é chato; porém precisamos aprender a aceitar este lado ruim o quanto antes. Precisamos desenvolver esta tática; olhar para si no espelho e incondicionalmente aceitar o que tiver de vir, abrir-se; mesmo quando querendo somente o lado bom, que é o que todo mundo quer. É necessário, no entanto, colocar o lado ruim na mesa, também, pois ele pode vir. E o resultado, sendo ele bom ou ruim, você já havia escolhido; então, doerá? Com certeza bem menos, eu garanto!

Às vezes, não se trata de sermos otimista, ou pessimistas, mas realistas e prudentes. Há momentos muito peculiares em que devemos aprender a nos preparar para receber um não, ou para fechar aquela porta, ou para abandonar, para virar as costas; e ainda querendo o que lado bom do jogo. O que não se pode fazer, é negar o lado ruim antes de chegar o resultado. Lidar com ele antes do resultado, evita muita decepção.

Assim, lidamos de forma equilibrada e prudente com as quebras de expectativas justamente ao não criarmos demasiada expectativa positiva numa realidade em que tudo pode acontecer, inclusive um resultado contrário do que se preteria.

Agora, do que jamais podemos desistir, é de nós mesmos. Do nosso propósito. Do nosso futuro, dos nossos valores. Algumas portas de trancam, e jamais poderemos desistir de tudo.

A vida tem somente um sentido, e é para frente. É importante sempre continuar, e fazendo o que é bom para você - com ética.

E, também, na vida, todo final é sempre um novo começo.


  

Sobre o autor:  

Leone Da Costa   
27 anos. Professor. Idealizador do blog Papicher. Leonino.  De tudo que tenho na minha vida; viajar, aprender e livros são minhas paixões! Mais do que isso, poder compartilhar tudo o que eu tenho aprendido até aqui. Também escrevo para o site O Segredo. Apaixonado pela vida., I make myself .
                




Nenhum comentário

About me

Papicher 2014©. Tecnologia do Blogger.