A imensurável atitude de Rick Martin: um exemplo de coragem


No dia 29 de Março de 2010 o mundo havia caído em choque com a notícia de que um lindo cantor internacional, famoso, de 38 anos, havia declarado ser gay. Rick Martin deu a notícia no seu próprio site num texto em que dizia que tem orgulho de ser gay, que estava escrevendo a sua vida em um livro e que isso o incentivou a tomar tal decisão.


Tenho orgulho de dizer que sou um felizardo homem homossexual. Sou muito abençoado em ser o que sou


Quem havia tomado uma atitude parecida antes disso? E por ele ter visibilidade e muita fama, a repercussão foi tão grande que me havia feito imaginar o quanto as pessoas não estavam (e ainda não estão) habituadas com o fato de alguém ser gay.

Muitos podem podem achar que seja algo desnecessário um artista sair do armário e afirmarem dizendo que as celebridades deveriam ser conhecidas pelo seu trabalho e não pela sua sexualidade, que é algo privado. Exatamente, deveriam. Infelizmente não estamos em uma sociedade evoluída e poucos pensam assim. O intuito aqui é fazê-los olharem pelo lado de que as celebridades também sofrem grandes represálias por conta de sua sexualidades, que ainda há muitas que permanecem no armário por medo de serem julgadas ou perderem seus status, e que atitudes como essas ajudam um tanto a quebrar o preconceito. Quem faz teatro, por exemplo, sabe que isso existe. E quando um artista se assume gay publicamente é com intuito de quebrar este Tabú.

Esses anos em silêncio e reflexão me fizeram mais forte e me lembraram que aceitação vem de dentro e que esse tipo de verdade me dá o poder de conquistar emoções que eu nem sabia que existiam”, escreveu.



Claramente as coisas têm melhorado bastante com o passar dos anos . Como já vimos por aqui, muitos famosos assumiram publicamente a sua homossexualidade e as suas mensagens de apoio à comunidade LGBT.  A questão é que, com a revelação de Rick naquele ano, trouxeram-se à tona o tema gay, que era um tema considerado um imensurável Tabu naquele ano. 


Ter alguém com uma considerada visibilidade e que as pessoas respeitam e admiram é crucial para ajudar àqueles que passam por frustrações semelhantes. É uma maneira de dizer que você não está sozinho, que é algo absolutamente normal. O tema vem sendo cada vez mais e mais exposto desde então, dia após dia. Por isso, confessamos que as coisas melhoraram consideravelmente de lá pra cá.



Isso nos remete ao pensamento de que seja necessário que as pessoas fiquem em choquem, às vezes, sobre esses assuntos, quando a verdade precisa ser revelada ou um assunto precisa ser colocado em pauta. Fugir do assunto não irá resolvê-lo, principalmente quando milhões de pessoas são vítimas da discriminação pelo mundo todo por serem gay, e por ser uma condição muito comum do nosso dia-a-dia.




Não é tudo neste planeta que estamos acostumados, mas saber entender o lado do outro, ir atrás de informação e quebrar preconceitos são fundamentais para o desenvolvimento e evolução pessoal de cada um.

É fundamental que as celebridades abordem esses assuntos justamente para quebrar o silêncio, pois muitos, dentro e fora do mundo artístico, já estão cansado de serem escondidos por detrás de cortinas, uma vez que sexualidade não define competência artística ou profissional. Sentar na frente de uma câmera para falar sobre ser gay infelizmente ainda é necessário. 

Confira o emocionante texto de Rick Martin onde ele esclarece sua sexualidade:




__________


"Nos últimos meses me dei a tarefa de escrever minhas memórias. Um projeto que sabia que seria verdadeiramente importante porque desde que escrevi a primeira frase me dei conta que isso me ajudaria a me libertar de coisas que vinha carregando há muito tempo. Coisas que pesavam demais. Escrevendo esse minucioso inventário da minha vida, me aproximei da minha verdade. E isso é para ser celebrado. 

Se existe um lugar que me satisfaz porque estremece minhas emoções, é o palco, é o meu vício. A música, o espetáculo, o aplauso, estar frente a um público me faz sentir que sou capaz de qualquer coisa. É um tipo de adrenalina e euforia que não quero que deixe de correr por minhas veias jamais. Se vocês, o público, me permitem, espero seguir nos palcos por muitos anos. Mas hoje a serenidade me leva a um lugar especial, de reflexão, compreensão e muita iluminação. Me sinto livre! E quero compartilhar isso! 

Muita gente me disse que não era importante fazer isso, que não valia a pena, que tudo o que trabalhei e tudo o que havia conquistado entraria em colapso. Que muitos nesse mundo não estariam preparados para aceitar a minha verdade, a minha natureza. E como esses conselhos vinham de pessoas que amo loucamente, decidi ir adiante com minha quase verdade. Foi péssimo. Me deixar seduzir pelo medo foi uma verdadeira sabotagem à minha vida. Hoje me responsabilizo por completo por todas as minhas decisões e todas as minhas ações. 

E se me perguntam no dia de hoje: Ricky, o que você teme? Eu responderia: o sangue que corre pelas ruas dos países em guerra, a escravidão sexual infantil, o terrorismo, o cinismo, alguns homens que estão no poder, o rapto da fé. Mas medo de minha natureza, da minha verdade? Não mais! Ao contrário, elas me dão valor e firmeza. Justamente o que preciso para mim e para os meus, ainda mais agora que sou pai de duas criaturas que são seres de luz. Tenho de estar à altura deles. Seguir vivendo como fiz até hoje seria apagar indiretamente esse brilho com o qual meus filhos nasceram. Basta! As coisas precisam mudar! Estou certo que não imaginava que isso se passaria há cinco anos, nem há dez anos. Hoje é meu dia, este é meu tempo, meu momento. 

O que vai acontecer de agora em diante? Quem sabe? Só posso me focar no que estou vivendo agora. Esses anos de silêncio e reflexão me fortaleceram e me fizeram lembrar que o amor vive dentro de mim, que a aceitação se encontra no meu interior, e que só a verdade traz calma. Hoje, para mim, o significado da felicidade toma outra dimensão. 


Foi um processo muito intenso, angustiante e doloroso, mas também libertador. Juro que cada palavra que estão lendo aqui é fruto de amor, purificação, aceitação e desprendimento. Que escrever essas linhas me faz me aproximar da minha paz interna, parte vital da minha evolução. Hoje aceito a minha homossexualidade como um presente que a vida me dá. Me sinto orgulhoso de ser quem eu sou!"
__________

Eu, como gay, sinto muito orgulho de Rick pela coragem que ele teve na época (imaginem só). Eu reconheço isso. E você?


**Atualment o cantor Ricky Martin vai se casar com artista plástico Jwan Yosef.





Nenhum comentário

About me

Papicher 2014©. Tecnologia do Blogger.