Texto de Victor Garcia Preto
Dezembro é um mês de eventos festivos. O encerramento do ano e principalmente as vésperas dos dias de natal e ano novo (Virada de ano ou Réveillon). Por isso é comum promessas, esperanças de um novo ano, de mudança de vida, de traçar metas e realizar objetivos. É um período de esperança e reflexão, o que é ponto positivo, porém, é preciso além desses conceitos. Não basta idealizar, é preciso concretizar o que foi planejado. Mudanças reais, concretas, não meros discursos, baseados em entusiasmo e simpatias. É preciso constância, para não se perder no desanimo.
O ano passado escrevi para esse mesmo portal um texto com a temática parecida. Mas senti importante ressaltar novamente nessa oportunidade. Acontece que na vida é preciso tentar fugir dessa situação cíclica. Ser constante. Suponhamos que existe um líquido que evita qualquer doença. Se tomar um litro desse líquido por cinco dias, provavelmente será muito menos efetivo do que cinquenta ML por dia, todos os dias. Assim são as ações. É preciso constância, pequenas ações todos os dias são muito mais efetivas do que grandes ações em tempos determinados. Pelo menos na maior parte das vezes.
É como em um campeonato de dez rodadas. Um time vence por 10x0 na primeira rodada, e não consegue marcar gols nas demais rodadas. Mesmo que não tome gols também, dificilmente será campeão. É possível que todos se lembrem do resultado inicial, sendo algo histórico, mas que apesar de ser lembrado, não resultou no principal objetivo. Um time que faz um gol por jogo, e não toma gols, embora não tenha goleado, será campeão. Conquistando dia a dia, chega ao objetivo. No mundo ideal, o mais interessante seria golear todos os jogos, mas fazendo um paralelo com a vida, é improvável. Alguns dias vencemos, mas em outros, independentemente dos esforços, empataremos ou perderemos.
Uma derrota, um golpe da vida, uma situação indesejada, pode incomodar, mas é superável.
A expressão “artista de uma música só” costuma ser usada quando uma canção faz sucesso, mas nunca mais o mesmo artista consegue emplacar outro hit. Não necessariamente todas as outras músicas são ruins, mas se o objetivo é ter grandes sucessos, não conseguiu realizar. Na vida, é preciso tomar cuidado para não ter uma única música.
Provavelmente essa seria minha última publicação do ano nesse portal. Desejo a todos um ótimo natal e próspero ano novo e que em 2022 possamos construir a cada dia, de tijolo em tijolo, passos em passos, nossos objetivos.
Sobre o Autor:
Victor Garcia Preto
Formado em Ciências Contábeis. 29 anos, Resido Ribeirão Preto. Tenho um perfil de textos no Instagram: @textosinceros. Segue lá.
Formado em Ciências Contábeis. 29 anos, Resido Ribeirão Preto. Tenho um perfil de textos no Instagram: @textosinceros. Segue lá.
Deixe um Comentário