Respeitar o coração alheio é um gesto de maturidade, é responsabilidade afetiva - (Wanessa Binneck)



Autora:  

Wanessa Binneck   
Acadêmica de Psicologia. 20 anos. Em busca de conhecimento e evolução.Sou acadêmica de psicologia e escrevo sobre comportamento humano, motivação e assuntos relacionados a temática.  Instagram: @wanessath.   
             



Responsabilidade afetiva é se responsabilizar pelo sentimento que alguém desenvolveu por você, correspondendo às expectativas de tal pessoa. 


Envolve empatia, respeito e amor ao próximo; é cultivar o sentimento que existe, criando planos em longo prazo ou incluindo a pessoa em sua trajetória. 


Contudo, qual a importância da responsabilidade afetiva? 


Conforme a própria palavra diz, é se responsabilizar pelo afeto, não se trata somente sobre você, mas também sobre próximo. É cuidar do sentimento que o outro depositou em você. 

 
Ser transparente, deixar claro o que sente sobre a pessoa que deseja estar ao seu lado, é um dos primeiros passos para praticar a responsabilidade afetiva; dialogue e deixe exposto se o sentimento é reciproco, ou não. 


Qual a finalidade em depositar expectativas se não pretende ficar? Pensar com o coração alheio, é um gesto de maturidade. Deixar de lado somente somente o que é conveniente para si, é um grande passo para buscar evolução. Cuidar dos sentimentos que não pertencem a si é importante; seja coerente com o que deseja receber; tudo que vai, volta, servindo como lição.


Sabe a frase “não faça ao outro o que não quer para você”? Encaixa-se muito bem nesse contexto! Seja na amizade ou no amor, não cultive uma planta que não quer ver crescer e dar flor!



Nenhum comentário

About me

Papicher 2014©. Tecnologia do Blogger.